Grupo Sul News

Secretaria Municipal da Saúde entrega carreta do idoso no bairro do Ipiranga

Instalada no Parque da Independência, unidade terá capacidade para atender cerca de 1,2 mil pessoas por mês com infraestrutura tecnológica inédita

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou no último dia 10 a Carreta do Idoso, a oitava do programa Doutor Saúde, em parceria com o CIES Global que oferece atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

De 1º de janeiro a 30 de outubro, foram agendados 34.263 pacientes nas carretas do Doutor Saúde e atendidos 24.692. A nova unidade começará a funcionar a partir de 22 deste mês, das 7h às 16h, no Parque da Independência, no Ipiranga, na Zona Sul, com capacidade para atender cerca de 1,2 mil usuários/mês nas especialidades ofertadas, que são: oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

O público beneficiado será o usuário de 60 anos ou mais e que tenha sido encaminhado por alguma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

Os atendimentos realizados na unidade móvel acontecem após triagem, que busca a mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, passa por avaliação especializada em fonoaudiologia com audiometria tonal (audição) e vocal (fala), oftalmologia completa (refração, tonometria, mapeamento de retina, fundo de olho e biometria) e odontologia, com protesista para avaliação e adaptação de prótese dentária – neste caso, próteses totais/completas.

Para pacientes diagnosticados com catarata e que estejam aptos para realizar a cirurgia, o encaminhamento ocorre para uma das unidades de referência do CIES Global ou unidade de saúde municipal.

Além disso, a Carreta do Idoso fornecerá óculos de grau e aparelhos auditivos para os casos mais complexos, se identificada a real necessidade. Os óculos são fruto de uma parceria entre o CIES e a multinacional Essilor. Será também atribuição da Carreta do Idoso fornecer orientações preventivas aos munícipes e treinamento para equipes de agentes de saúde da comunidade.

A Carreta do Idoso, com 48 metros quadrados, conta com tecnologia avançada e inovadora. Os atendimentos na Carreta do Idoso serão custeados com apoio de recursos de emenda parlamentar do vereador George Hato, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo; toda a estrutura física foi financiada por investidores do Family Fund do CIES Global Brasil.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link