Grupo Sul News

Secretaria de Estado da Saúde promove campanha de testagem de HIV e sífilis até o dia 2

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de Santo Amaro também participa da campanha. O espaço atende 130 pessoas por dia, realizando exames e acompanhamento médico

Até amanhã (2) a Secretaria de Estado da Saúde realiza a 10° edição da campanha de testagem “Fique Sabendo”, com a realização de testes de HIV, sífilis e ações de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha disponibiliza 350 mil exames para a população de 597 municípios de todo o Estado. Os exames são feitos nos Centros de Referência Treinamento em DST/Aids e em Unidades Básicas de Saúde.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de Santo Amaro (CRT) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são participantes da campanha. O espaço atende 130 pessoas por dia, realizando exames e acompanhamento médico.

“O Centro de Referência é um serviço assistencial. Então, o paciente que é portador do vírus HIV é atendido por uma equipe multiprofissional, de médicos, psicólogos e assistentes sociais. O Centro de Testagem e Aconselhamento é um serviço de testagem, que também faz a parte preventiva”, explica Silvana Latronico, gerente do CRT de Santo Amaro.

A campanha “Fique Sabendo” faz parte das ações pelo Dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado no dia 1° de dezembro. A campanha foi criada em 1987 durante a Assembleia Mundial de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), e teve apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A campanha acontece durante todo o ano, mas nesse período há uma intensificação nos testes, e as pessoas são incentivadas a procurar o serviço para fazerem os exames. É uma campanha importante porque ajuda as pessoas a descobrirem precocemente se são HIV positivo, e darem início mais rápido ao tratamento”, conta Silvana.

Em celebração à campanha, o CTA Santo Amaro, que funcionava dentro do Centro de Referência, mudou de endereço para a Avenida Mario Lopes Leão.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link