Grupo Sul News

São Paulo promove programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esportes adaptados, debates, rodas de conversa e capoeira inclusiva são ações que integram a celebração da data

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3/12, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e das demais pastas, promovem uma programação com mais de 100 atividades culturais e esportivas inclusivas no próximo final de semana, dias 2 e 3 de dezembro.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) serão palco das atividades paradesportivas. No CEU Campo Limpo, apresentações de bocha paralímpica, goalball e vivências com cadeira de rodas e olhos vendados são algumas das atrações. Toda a programação esportiva faz parte da Virada Inclusiva 2017, maratona de ações organizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No sábado, 2, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) Vila Mariana recebe exposição de produtos artesanais feitos pelos atendidos, além de grupos de conversa sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e demonstração de jiu-jitsu adaptado.

Já no domingo, 3, a Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizará oficinas de arte e inclusão da Pessoa com Deficiência no Processo Artístico e Terapêutico. A atividade acontece no Pólo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci.

Os relógios de São Paulo divulgarão as datas comemorativas do mês, como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), Dia Nacional da Acessibilidade (5/12), o Dia da Criança com Deficiência (9/12), Dia Nacional da Acessibilidade (5/12), Dia Nacional do Cego (13/12). Além disso, os monumentos da cidade ganharão iluminação especial da cor flicts, um bege alaranjado inspirado no livro do escritor Ziraldo. Na obra, a coloração era considerada feia, frágil e aflita, pois “não tinha a força do Vermelho, nem a paz que tem o Azul”, mas era a cor secreta da Lua

“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é importante para chamar a atenção para os direitos e o dever de incluir essa parcela da população. A construção de uma sociedade inclusiva se dá no cotidiano, a partir de políticas públicas e da conscientização de todos os cidadãos”, afirma o secretário municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato.

Confira a programação completa: www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link