Grupo Sul News

Prefeitura propõe mudanças e diminuição de linhas de ônibus na capital

Cerca de 1000 coletivos serão retirados de circulação até 2021

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, abriu uma consulta pública para reformular o sistema de transporte da cidade. A proposta prevê a alteração de 43% das linhas de ônibus da capital e a retirada de cerca de 1000 coletivos de circulação até 2021.

O edital de licitação estava sendo esperado desde 2013 e as mudanças devem ser realizadas entre o final de 2018 até 2021. A proposta de licitação prevê economia de recursos para compra de ônibus com wi-fi, ar-condicionado, câmeras de monitoramento, e ampliação de ruas por onde os ônibus passam. Serão economizados 2,5% do custo anual de transporte.

Cerca de 29 empresas farão o serviço, ao contrário do que é hoje com 22 empresas. Serão 3 sistemas complementares: o sistema distribuidor, com ônibus de pequeno porte que vai circular dentro do bairro; o sistema de articulação regional ligará os bairros aos grandes corredores; e o sistema estrutural terá ônibus maiores que utilizam as principais vias da cidade (corredores e grandes avenidas) para chegar ao centro.

Os contratos de licitação vão valer durante 20 anos. Os atuais 13.603 veículos serão reduzidos para 12.667 veículos, assim como as linhas que serão reduzidas de 1336 para 1187. Segundo a SPTrans, “a minuta do edital prevê que os ônibus alcancem mais ruas e percorram uma extensão maior do sistema viário urbano. Os veículos serão maiores aumentando em 10% a capacidade de oferta de lugares. A minuta também prevê reorganização de linhas e eliminação de itinerários sobrepostos para que seja possível construir um sistema de transporte coletivo de maior confiabilidade e eficiência”.

Na Zona Sul da capital algumas linhas de ônibus podem ter suas linhas alteradas. Em Interlagos, é possível alteração em linhas que passam pelos seguintes bairros: Jardim Gaivotas, Cantinho do Céu, Jardim Lucélia, Jardim São Bernardo, Parque Residencial Cocaia, Grajaú, Jardim Eliana, Jardim Castro Alves, Vila São José, Vargem Grande.

Em nota ao Grupo Sul News, a SPTrans afirma que “na Zona Sul, não há alterações expressivas previstas neste momento. Caso ocorram mudanças decorrentes dessa licitação, os usuários serão informados com antecedência”.

 

 

 

 

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