Grupo Sul News

Parque do Cordeiro ganha ponto de coleta de resíduos eletrônicos

Outros dois parques da zona sul já receberem os pontos. A iniciativa pretende facilitar aos moradores do entorno o descarte regular de eletrônicos quebrados ou sem uso

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) está realizando uma ação de educação ambiental entre o Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Sul 1, com a empresa Coopermiti (cooperativa de descarte eletrônico). A ação consiste em coletar lixo eletrônico nos parques municipais, para que sejam descartados de maneira consciente com o meio ambiente. Na zona sul, são os parques do Cordeiro, Prainha e Guarapiranga.

No caso do Parque do Cordeiro, próximo às avenidas Washington Luis e Vicente Rao, a ação iniciou no final do mês de setembro.
Alex Pereira, presidente da Coopermiti, explicou como descartar. “A caixa coletora está na administração e pode receber pequenos objetos até o tamanho de um micro-ondas ou forno elétrico. São aceitos aparelhos eletrônicos que, inclusive, podem estar quebrados. A restrição fica por conta de aparelhos de TV com a tela quebrada, pilhas, baterias, cartuchos de tinta, toner e fitas magnéticas, que não podem ser descartadas no local”.

Quando jogados no lixo comum de casa ou em aterros, os equipamentos eletrônicos podem liberar substâncias tóxicas ao meio ambiente, como Mercúrio, Cádmio, Cobre, Cromo, entre outros que, caso dispostos em aterros não licenciados e controlados, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto negativo ao meio ambiente e ao ser humano.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link