Grupo Sul News

Microcidade Moema é o novo projeto de comerciantes do bairro para trazer cultura à comunidade

O movimento pretende ser um agregador de projetos sociais e culturais oriundos da comunidade de Moema. Em outubro o bairro recebe a primeira edição do “Moema Rosa”, em apoio à campanha mundial Outubro Rosa.

Foto Adri Felden/Argosfoto

Com o intuito de trazer cultura para o bairro de Moema, um grupo de empresários e comerciantes do bairro se uniram e criaram o projeto “Microcidade Moema”, uma iniciativa que tem o intuito de perpetuar tradições através de manifestações artísticas e culturais de um dos bairros mais antigos de SP. O movimento, que não tem fins lucrativos, pretende ser um agregador de projetos sociais e culturais oriundos da comunidade de Moema, onde comerciantes, empresários e moradores se unem por uma mesma causa.

Segundo Claudia Belintani Abbud, idealizadora do projeto, “a gente mora em Moema e percebe que não tem cultura. A ideia é trazer cultura e fazer com que as pessoas se apropriem do bairro”, explica.

A campanha foi inaugurada no dia 1 de outubro com a revitalização da Praça Nossa Senhora Aparecida, e também música ao ar livre e contação de histórias infantis, atividades que proporcionaram convivência e recreação para a comunidade.

Foto Adri Felden/Argosfoto

​Em outubro o bairro recebe a primeira edição do “Moema Rosa”. A iniciativa adere ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa sensibilizar a população, para a realidade atual do câncer de mama.

​Para ilustrar a campanha, durante todo o mês de outubro, as empresas envolvidas com o projeto irão iluminar as noites do bairro com a cor rosa, como uma forma de alertar a população quanto aos fatores de risco, prevenção e diagnóstico precoce de câncer.

Durante o mês haverá projetos culturais envolvendo música, com diversos artistas tocando em lugares públicos, um CineDebate, com apresentação de adaptação coreográfica de um trecho do balé O Lago dos Cisnes, e um Clube de Leitura com roda de conversa, promovido por uma das livrarias do bairro.

Cada empresa envolvida, disponibilizará bandanas aos interessados, cuja renda será revertida ao Instituto Vencer o Câncer.

Para finalizar o Outubro MoemaRosa, no dia 28 de outubro uma caminhada unirá os empresários, comerciantes, moradores, pets e todos que quiserem se unir a esta causa tão importante.

​Programação:

07/10/2017
16:00 às 18h00
Música na Praça
Local: Praça Coronel Fernandes de Lima
Intervenção musical a céu aberto.

14/10/2017
15:00 às 18:30
CineMoema
Local: Av. Jurucê, 402 – Moema
Espaço gentilmente cedido pelo Colégio Bis (Pioneiro no incentivo ao projeto).
Filme: Cisne Negro
Apresentação de ballet “A Morte do Cisne”.
Bailarina Tayanne Zandonato​
Objetivo: Abordar questões do feminino e do duplo que há em todos nós. A proposta do CineMoema é sair do lugar comum e discutir filmes que vão além dos convencionais.
​Mediação Debate: A Casa Frida / Confraria das Lagartixas​
ENTRADA FRANCA | VAGAS LIMITADAS

21/10/2017
16:00 às 18:00
Roda de Conversa sobre Cinema e Literatura
Local: Livraria da Vila Moema
Filme: Sete Minutos Depois da Meia Noite
Conto: Noite (Alice Munro)
Objetivo : Fortalecer / empoderar mulheres na prevenção e enfrentamento do Câncer de Mama.​
+ Informações: www.confrariadaslagartixas.com

28/10/2017
9:00 às 11:00
Caminhada MoemaRosa ​
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida (Moema)
Itinerário: Praça Nossa Senhora Aparecida – quadrilátero: Divino Salvador, Jurupis, Açoce e Iraé.
(Itinerário sujeito a alteração).

Oferecimento:

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link