Grupo Sul News

Incêndio atinge Mercado Municipal de Santo Amaro

Cerca de 13 viaturas e 50 bombeiros trabalharam para conter as chamas. Aproximadamente 3 horas foram necessárias para controlar o fogo. A maioria dos permissionários e funcionários do mercado ficaram sabendo do incêndio de manhã. Muitos deles trabalhavam no mercado há mais de 20 anos.

 

Por volta das 03h30 da madrugada desta segunda-feira (25) o Mercado Municipal de Santo Amaro foi atingido por um incêndio. O espaço tem 26 lojas e está localizado na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves. As ruas Padre José de Anchieta e Conde de Itu, paralelas ao mercado, estão interditadas.

Os bombeiros chegaram por volta das 04h, após ligações de moradores. Paula Pucci, que mora na mesma rua do mercado conta o que ouviu no início do incêndio. “De madrugada, por volta das 03h30, meu cachorro começou a latir muito, a gente ouviu um barulho de batida na parede. Eu ouvi barulho de helicóptero por volta das 5h da manhã, e depois o Corpo de Bombeiros. O barulho que a gente ouviu de casa foi justamente a hora que falaram da explosão”,relata.

Cerca de 13 viaturas e 50 bombeiros trabalharam durante 3 horas para conter as chamas. Na fase de rescaldo foram usadas retroescavadeiras para retirar o material restante do chão, evitando que o fogo não voltasse. O Mercado Municipal de Santo Amaro tem 6.500 metros quadrados, e mais de 60% do espaço foi destruído.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, a Prefeitura está comprometida a ajudar os comerciantes do mercado. “Queremos sim viabilizar algum tipo de espaço para, provisoriamente, acolher esses permissionários. Vamos avaliar a estrutura do prédio para saber se podemos começar o processo de reforma rapidamente”, declarou.

A maioria dos permissionários e funcionários do mercado ficaram sabendo do incêndio de manhã. Muitos deles trabalhavam no mercado há mais de 20 anos. “A minha ficha ainda não caiu, meu pensamento está a mil. Não me sobrou nada, queimou tudo.”, lamentou o comerciante Hernani Rodrigues, dono da loja Santo Amaro Comércio de Frios.

O Mercado Municipal de Santo Amaro foi inaugurado em 1958 e se tornou um patrimônio do bairro. Muitos moradores da região foram ao mercado prestar solidariedade aos comerciantes.

“Vinhamos aqui todos os dias, de segunda a sexta. Esse lugar é patrimônio de Santo Amaro, temos memória afetiva daqui. Eu conheço todos os donos, funcionários, foi uma notícia horrível, o incêndio. Nós já estamos nos mobilizando, pensando em ajudar. Quem tem comércio na região já está pensando em doar uma porcentagem das vendas do mês. Eu trabalho numa escola aqui perto e já vou ver com os pais, que também frequentam aqui, o que podemos fazer para ajudar”, relatou a moradora Amália Gomes.

O vereador Zé Turin (PHS) se manifestou sobre ao incêndio. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia do incêndio do Mercadão de Santo Amaro. Eu, conhecedor deste bairro, pois foi onde me criei e constitui família, sei da importância deste estabelecimento para a cidade. Quero prestar solidariedade aos meu amigos comerciantes e registrar que meu gabinete está à disposição dos comerciantes para que possamos juntos reconstruir o Mercado de Santo Amaro, afinal faz parte da nossa história”, afirmou.

A prefeitura vai montar uma estrutura provisória no estacionamento do Mercado para que os permissionários voltem a vender seus produtos. Alguns comerciantes puderam entrar no mercado para retirar mercadorias que não foram atingidas pelo fogo.

O Mercado Municipal de Santo Amaro não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório em estabelecimentos.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link