Grupo Sul News

Há 50 anos…

No jornal Gazeta de Santo Amaro em sua oitava edição (09 de julho de 1967), noticiamos a abertura da nova ala na pediatria da Santa Casa de Santo Amaro, uma enfermaria de emergência. Confira!

 

 

GENTE DE VERDADE

Reportagem de Verônica

 

Havia, uma vez, certos sêres que habitavam um pequeno recanto da terra. Êstes sêres se diferenciam um tanto dos demais por possuírem a alma imensuravelmente grande e serem totalmente faltos de egoísmo. Seu lema era servir o próximo como resposta principal da existência. Professavam a medicina por vocação e não por vaidade ou trunfo para se valerem ou se projetarem em carreiras que não condizem com este nobre labor.

Um dia tive a felicidade de entrar na morada destas encantadoras criaturas! Que coisa estranha! Eram humanos mas possuíam aquela enorme alma que, apesar de feita em dimensões desconhecidas e invisíveis se percebia claramente.

Estavam aí, para aliviar dores e angustias alheias.

Andei através de corredores e afinal entrei em um aposento delicado e pulcro. Tôda em verde pálido, leitos infantis cuidadosamente dispostos, a nova seção se abria no mundo destes sêres, para atender as necessidades de pequeninos enfermos.

                                                                         *

Inaugurada a 3 dêste, em presença dos médicos, do corpo clinico e mesa administrativa da SANTA CASA DE SANTO AMARO, uma nova ala na seção se pediatria, a ENFERMARIA DE EMERGENCIA.

Completa  em todos os detalhes, foi criada com o propósito de dar atendimento adequado a indigentes matriculados no ambulatório de pediatria . ou filhos associados do I.N.P.S.. Pela qualidade limitada de leitos, atenderá apenas casos sem outra alternativa, de crianças, cujo os pais não tenha possibilidades financeiras de internar seus pequenos em outro hospital.

A enfermaria pediátrica da Santa Casa de Santo Amaro internará, exclusivamente sob decisão e responsabilidade de médicos da casa, os quais são: Chefe de pediatria Dr. Aurélio Falcon Ruiz, tendo por assistentes Dr. José de Sá, Dr, João Domingos, Dr. Jaime Costa Nascimento, Dr. Antônio Nascimento Pereira, Dra. Maria Antonete Rega e Dr. Dioracy Nascimento. A enfermaria será assistida em caráter constante pelos médicos : Dr. Jaime Costa Nascimento, Dr. João Domingos e Dr. Antônio Nascimento Pereira, sendo enfermeira chefe Cleusa Maria dos Santos.

Os santamarenses se congratulam por este nobre empreendimento com o qual fomos contemplados.

Adicionar comentário