Grupo Sul News

Há 50 anos… Santo Amaro perde o bonde

Na 381ª edição da  Gazeta de Santo Amaro, publicada em 18 de agosto de 1967, fizemos uma matéria que fala da extinção do bonde na cidade-bairro, que rende discussões entre antigos moradores até hoje.

Confira!

Santo Amaro vai perder o bonde porque o prefeito resolveu que o velho caminho de ferro que sai daqui e chega até o Biológico, doravante será uma bela avenida, arborizada e servindo a população à população através de trólebus e ônibus diesel. Com o asfaltamento daquela via você vai ter um meio mais rápido de transporte, as propriedades que ficam à margem do caminho de ferro terão outro valor.

A decisão do brigadeiro Faria Lima se deve aos estudos procedidos pela firma Hotchtief, que lidera o consórcio que estuda o metrô. Apitando um caminho prioritário para a linha norte-sul, partindo de Santana e seguindo até o Jabaquara, passando pela av. Cruzeiro do Sul. Nessa altura, o caminho de ferro, transformado em avenida desembocaria na nova ligação santo Amaro- Jabaquara, o que daria um sistema de ida e vinda até a cidade em apenas alguns minutos.

O bonde começou a perder sua prioridade quando algumas linhas foram extintas, no comêço e as outras cedendo seus lugares aos ônibus. A última dessas linhas é a que vamos perder agora, porque o preço está muito alto e o bonde já não é mais útil. Dizem até que êle atravanca o sistema de transporte, dificultando a passagem de veículos.

Muita gente não gostou da ideia da retirada dos bondes, no princípio, acha-se que a retirada total deles encerra um costume usado por tradição, que também está perdendo seus hábitos e costumes no século em que estamos.

Apenas algumas regiões do Canadá conservam ainda o sistema de transportes em bondes, mas nos centros principais os carros de madeira pesada, encerrou as atividades. Por isso, Santo Amaro acaba perder o bonde, mais vai ganhar uma nova avenida de pistas duplas com arvores no meio fazendo sombras, mesmo porque o prefeito e o pessoal do seu gabinete gostam muito de arborização.

O texto foi retirado dos arquivos do Grupo Sul News, portanto a grafia foi mantida como antigamente.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link