Grupo Sul News

Estúdio de tatuagens no Itaim realiza campanha em apoio ao Outubro Rosa

O estúdio faz tatuagens em mulheres que já tiveram câncer de mama e, neste mês, vai arrecadar parte do dinheiro das tatuagens para ajudar o Instituto Femama

No mês de outubro diversas empresas, associações e pessoas se reúnem em apoio à campanha Outubro Rosa, que tem o intuito de conscientizar as mulheres a realizarem exames para prevenção do câncer de mama.

No bairro do Itaim, a Tatoo You, um dos maiores estúdios de tatuagem do Brasil, promove durante todo o mês uma campanha de arrecadação em prol do Instituto FEMAMA, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

A campanha arrecada 5% do valor de cada tatuagem realizadas nos dois estúdios da Tatoo You, que estão localizados na Rua Tabapuã e na Av. Doutor Cardoso de Melo.

Segundo Sergio Pisani, dono dos estúdios, foi realizada uma seleção para escolher a Instituição que receberia o dinheiro arrecadado, uma campanha que é feita todos os anos pelos tatuadores. “Sempre que podemos apoiar uma causa nós participamos. Todo ano nós revertemos uma parte do dinheiro para ajudar”, afirma.

Além da campanha de arrecadação, alguns tatuadores da Tatoo You realizam tatuagens que cobrem as cicatrizes de mulheres que já tiveram câncer de mama. Segundo Sérgio, a técnica é chamada hiper-realismo. O tatuador tira uma foto do seio para fazer uma tatuagem igual no seio que tem a cicatriz.

“Geralmente, as mulheres querem fazer uma tatuagem de mamilo ou qualquer tipo de desenho que disfarce a cicatriz. A mulher fica muito fragilizada nessa situação, e com as tatuagens muitas voltam dizendo que a vida mudou e que não sentem mais vergonha”, explica Sérgio.

Uma das mulheres que fez tatuagem para cobrir cicatriz da mastectomia foi Sandra Scartoggoni, 55 anos, que diz que sua auto estima mudou. ” Eu não gostava de mim, achava que faltava alguma coisa. Antigamente não tinha coragem de ficar sem sutiã, agora encaro numa boa. Na hora que a gente se olha no espelho a gente vê a diferença. Não é fácil uma reconstrução, mas agora me sinto inteira”, relata.

Há previsão de que 960 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2017, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Destes, aproximadamente 60 mil novos casos são de câncer de mama.

Neste ano, o tema principal da campanha do Outubro Rosa é “#PacientesNoControle – Atitude Exige Coragem”.

Diversas ONGs associadas à FEMAMA em todo o país farão caminhadas em suas cidades para conscientizar e mobilizar para o câncer de mama. As caminhadas devem se concentrar principalmente no dia 29 de outubro, repercutindo a campanha #PacientesNoControle em diversas regiões do Brasil.

Na cidade de São Paulo diversos monumentos e prédios estão sendo iluminados na cor rosa em apoio a campanha.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link