Grupo Sul News

Estudantes de Embu-Guaçu revendem lixo para ajudar aluno com deficiência física

O projeto “Mãos que Ajudam” trabalha com o protagonismo juvenil e a cidadania

Alunos durante Mutirão de coleta. Imagem: Divulgação

O que poderia ser lixo acabou se tornando uma corrente do bem para alunos da ONG Passos Mágicos, em Embu-Guaçu. Este ano os estudantes receberam o desafio de trabalhar num projeto que arrecadaria lixo.

A ideia foi da professora Rebecca Mayumi, que dá aulas de português na ONG. O projeto, intitulado “Mãos que Ajudam”, trabalha com o protagonismo juvenil e a cidadania com as crianças, que têm de 7 a 14 anos de idade. Assim, os alunos se juntaram para arrecadar lixo, revender o material e angariar dinheiro para ajudar alguém que fosse portador de alguma deficiência física.

Francisco Yago Silva Rabelo, de 6 anos, ganhou a cadeira de rodas. Imagem: Divulgação

A professora conta que todos os anos desenvolve projetos de cidadania com os alunos. “Ano passado falamos de dengue, e esse ano escolhemos a reciclagem. Mesmo as crianças sendo de famílias carentes, elas produzem lixo e poderiam ajudar outras pessoas com esse dejetos. Os alunos fizeram estudos e apresentaram para a comunidade do bairro, para que pudessem ceder seus lixos também. Eles traziam a reciclagem e revendiam para arrecadarmos um valor”, explica Rebecca.

O projeto aconteceu entre fevereiro e outubro de 2017. Em setembro os alunos já haviam arrecadado cerca de R$1.700. Então encontraram uma criança para ser beneficiada: Francisco Yago Silva Rabelo, de apenas 6 anos, irmão de um dos alunos do projeto.

Francisco nasceu com o diagnóstico de pé torto congênito. Desde pequeno ele faz tratamento, e já passou por 7 cirurgias. Além do dinheiro arrecadado, os alunos conseguiram a doação de uma cadeira de rodas, que possibilitou a volta de Francisco para a escola.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link