Grupo Sul News

Dr. Sidney Cruz apoia termo que viabiliza projeto de capacitação e empreendedorismo para mulheres vítimas de violência doméstica

 

As mulheres poderão fazer cursos e ainda receberão uma bolsa auxilio

No último dia 16, foi assinado um termo de cooperação e adesão ao Programa Time do Emprego

A parceria permite a realização do projeto “Capacitação e empreendedorismo para empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica”, com o objetivo de romper o ciclo de violência e oferecer autonomia financeira para as vítimas por meio de capacitação, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.

Segundo o Dr. Sidney Cruz, Diretor Regional Sul da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho – SERT esse projeto é importante porque “quando a qualidade da educação não aparece, a violência aumenta e a mulher fica refém destes homens”.

A parceria entre a Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania- SMDHC, e a Direção Regional Sul da SERT – que ofereceu cursos profissionalizantes de técnica de vendas, oficina de corte e costura, auxiliar de cozinha, técnica de almoxarifado e manicure, a serem realizados nos Centros de Cidadania da Mulher de Parelheiros, Capela do Socorro, Perus e Santo Amaro.

As participantes dos cursos profissionalizantes recebem material didático, lanche diário e uma bolsa de R$ 660,00, parcelada em duas vezes. As duas primeiras turmas – técnica de vendas e manicure – já iniciaram as aulas, no CCM Parelheiros, com 30 participantes cada. Os cursos acontecem de 2ª a 6ª feira, durante 40 dias com uma carga de 4 horas aula.

“Após a conclusão do curso, as mulheres poderão abrir uma conta no Banco do Povo, que oferecerá crédito para que elas possam começar o próprio negócio. Será cobrada apenas uma taxa de 0.35% ao mês.” disse Cruz.

Além disso, funcionárias de alguns CCMS se especializaram e tornaram-se facilitadoras do programa e poderão instruir as mulheres em situação de violência sobre como agir em uma entrevista de emprego, redigir um currículo e realizar planejamento financeiro, colaborando para a recuperação da autoestima nesse processo.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link