Grupo Sul News

Distrito do Itaim Bibi comemora 83 anos no dia 4 de outubro

A celebração de aniversário é organizada pelo Grupo Memórias do Itaim Bibi, que desde 2005, reúne materiais sobre o bairro do Itaim. Desde 2007, a “Comissão de Aniversário” do Grupo promove ações junto a comunidade durante o mês de outubro.

Na próxima quarta (4) será comemorado o aniversário de 83 anos da Emancipação e Criação do Distrito de Paz do Itaim. A cerimônia acontece em dois momentos: às 10h30 da manhã com o hasteamento da bandeira do bairro e as 19h30 da noite a Paróquia Santa Teresa de Jesus realiza uma missa solene em ações de graça. Além dos eventos do dia 4, diversas escolas da região realizam atividades que lembram a história do bairro.

Biblioteca Anne Frank

A celebração de aniversário é organizada pelo Grupo Memórias do Itaim Bibi, que desde 2005, reúne materiais sobre o bairro. Desde 2007, a “Comissão de Aniversário” do Grupo promove ações junto a comunidade durante o mês de outubro.

Segundo Helcias de Pádua, presidente do Grupo Memórias do Itaim Bibi, o grupo surgiu a partir de um decreto municipal que obriga as bibliotecas regionais a terem grupos de memória para preservar a história e os patrimônios culturais do bairro. A sede do Grupo Memórias do Itaim Bibi fica na Biblioteca Anne Frank, na Rua Cojuba.

“O Grupo Memórias do Itaim Bibi, conhecido com AGMIB, é composto por voluntários, e tem como objetivo aglutinar moradores, ex residentes e instituições civis da região, usuários das oito unidades públicas do chamado “Quarteirão da Cultura” e qualquer interessado, com intuito de acolher, resgatar e preservar as memórias e histórias do Distrito do Itaim Bibi”, afirma Helcias.

O Distrito de Paz do Itaim foi criado em 1934, por meio do Decreto Estadual nº 6731, emancipando o Itaim do Distrito de Pinheiros. O nome Itaim Bibi é para lembrar Leopoldo Couto Magalhães, que conseguiu a liberação do decreto. Até 1832 a região era incorporada ao município de Santo Amaro existente até 1935, quando foi incorporado à cidade de São Paulo.

Bandeira do Itaim Bibi

Em 2008, o Itaim Bibi passou a ser o 5° distrito da cidade a ter uma bandeira oficializada. A bandeira foi criada por Bernardo Tinoco, um menino que venceu um concurso promovido pela Associação Amigos do Itaim Bibi, em 1990.

Onze bairros pertence ao Distrito do Itaim Bibi: Vila Olímpia, Vila Funchal, Brooklin Paulista, Brooklin Novo, Jardim Edith, Cidade Monções, Conjunto J K, Vila Cordeiro, Vila Gertrudes, Vila Uberabinha, e o bairro homônimo Itaim Bibi.

O hasteamento da bandeira acontece no pátio da Brascan Open Mall, Rua Joaquim Floriano, n. 466.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link