Grupo Sul News

Conviventes do Centro Temporário de Acolhimento da Vila Mariana aplicam mosaico na prefeitura regional

Além do acolhimento para até 120 pessoas, o espaço também conta com atividades de convivência durante o dia para até 50 pessoas.

Os bancos do estacionamento da Prefeitura Regional Vila Mariana ganharam aplicação de mosaico na última sexta-feira (15). O trabalho foi realizado por três conviventes do CTA (Centro Temporário de Acolhimento) da Vila Mariana, inaugurado em agosto.

Alexandre, Danillo e André estão tendo aulas de mosaico há cerca de um mês por meio do Projeto Solidariedade com Arte e criaram os desenhos aplicados na prefeitura regional. “Quando o centro foi inaugurado, o secretário Claudio Carvalho (Investimento Social) nos pediu para organizar um curso para os acolhidos. Atualmente, temos 35 alunos sendo capacitados no CTA da Vila Mariana e vamos estender o projeto para outros CTAs. Até criamos um nome: Pastilhas do Bem”, conta a professora Marcela Munhoz, criadora do projeto.

O objetivo do curso é capacitar os conviventes para que eles possam voltar ao mercado de trabalho ou, até, se tornar um empreendedor nessa área.

“É muito bom para ocupar a cabeça. É uma terapia. Ficar na rua sem fazer nada, já sabe, né? Não é muito bom”, disse Alexandre, que é acolhido pelo serviço social da prefeitura há alguns meses. “Antes de vir para esse CTA, eu ficava em outro local da prefeitura, mas só tinha vaga para dormir. Durante o dia, não tinha atividade. Agora eu prefiro passar o dia todo no centro, ocupando a cabeça.”

No mesmo local, foi instalado um coletor de cigarros, no qual as bitucas descartadas são recicladas e retornam ao meio ambiente sem agredi-lo. A empresa Coletor Ambiental doou à prefeitura regional o equipamento e a manutenção. A cada 15 dias, eles higienizam o cinzeiro, recolhem as bitucas e encaminham para cooperativas de reciclagem que transformam os restos do cigarro em revestimento vegetal para o solo.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link