Grupo Sul News

Congresso reúne autores da periferia para discutir Literatura Negra no Jardim Ângela

Em sua terceira edição, o projeto tem por objetivo criar perspectivas de organização, projeção cultural e formação de público e para os coletivos literários e escritores independentes ampliarem o impacto das suas iniciativas na periferia

No dia 18 de novembro, o coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola realiza o 3° Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo. O tema deste ano é “Literatura Negra Em Foco”, que traz mesas de debate e uma feira de livros.

O Congresso traz para as mesas de debate os seguintes assuntos: Juventude e os movimentos de emancipação; Pensando programas de educação popular à base da literatura negra; Desafios e oportunidades do mercado editorial para autoras negras; e A Literatura Negra como instrumento de combate ao preconceito racial e intolerância religiosa.

Segundo Ronaldo Matos, um dos organizadores do evento, “Nossa proposta é reunir autores, movimentos literários, slamers, editoras independentes e educadores que utilizam a Literatura Negra como um instrumento de produção de conhecimento na periferia”.

Ele argumenta que a Literatura Negra e Periférica é um movimento cultural que impacta diretamente na educação e na construção de identidade das pessoas, por isso merece toda a atenção da sociedade. “O movimento dos saraus agrega valores sociais e culturais que impactam diretamente na formação dos jovens e moradores da periferia, por isso é de extrema importância encontrar formas para fortalecer ainda mais esta cultura”, explica.

O Congresso acontece desde 2013, e neste ano tem o apoio da Lei de Fomento à Cultura das Periferias de São Paulo. O evento tem entrada gratuita e acontece no espaço cultural da Sociedade Santos Mártires, no Jardim Ângela. A entrada é gratuita.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link