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Congelados facilitam o consumo de alimentos saudáveis

Quando congelados corretamente, alimentos mantém os nutrientes

Está cada vez mais difícil termos tempo para cozinhar. Os alimentos congelados industrializados são ricos em sódio, gorduras e colesterol. Um dos recursos muito usados é o de congelamento de alimentos; sendo portanto, mais prático na hora de consumir. Mas é importante conservar corretamente, para que os produtos não percam suas propriedades nutritivas.

No caso de carnes e frutas é importante deixá-las limpas. As frutas quando congeladas podem ser usadas para sucos. Portanto, uma dica é colocá-las batidas em forminhas de gelo ou armazená-las já picadas. No caso das carnes, depois de limpar, é importante tirar toda a parte não comestível, como por exemplo, o excesso de gordura.

Para as hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento; que consiste em escaldar e resfriar, passando os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhando-os em água com gelo. Por fim, secar muito bem e embalar.

Os alimentos pré-preparados, devem ter o mínimo de tempero. Depois de colocá-los na devida embalagem, mergulhe em um recipiente com água fria e gelo.

Na hora de embalar, procure fazer porções inteiras que serão consumidas, pois o que sobrar, depois de descongelado, não poderá ser congelado novamente.

É importante lembrar dos recipientes. Os potes de plástico devem ser resistentes. Mas uma ideia que economiza espaço no congelador, é armazenar os alimentos em sacos herméticos próprios para o congelamento. Para usá-los é importante tirar todo o ar possível para evitar a proliferação de bactérias.

Ao descongelar, é importante colocar o alimento na parte de baixo da geladeira por no mínimo 12 horas ou em temperatura ambiente por até 4 horas. Não é recomendado o uso do micro-ondas, pois perde-se nutrientes. Mas para quem for usá-lo, é necessário consumir na hora.

Evite congelar alimentos ricos em água, porque eles podem se deteriorar. Ovos inteiros, por exemplo, a casca cotuma quebrar. E caso não queira fazer suco com a fruta, congelar não é a melhor opção.

Alguns produtos têm data de validade longa para congelamento. Abaixo alguns desses alimentos que podem ficar no freezer por muito tempo, sem perder os nutrientes.

Feijão: 12 meses
Frango: 12 meses
Carne bovina: 12 meses
Peixe magro: 6 meses
Peixe gordo: 3 meses
Carne moída: 3 meses
Manteiga: 6 meses
Queijo: 8 meses
Leite: 4 meses
Pães: 4 meses
Salgadinhos: 3 meses

 

 

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