Grupo Sul News

Comunicação interpessoal é tema de palestra na AESUL

Especialista explicou sobre a importância de boas habilidades em diálogos e como criar impressões boas e duradouras sobre os outros

Aprender a identificar os diferentes estilos de comunicação e reconhecer qual deles é usado com mais frequência nas interações diárias com amigos, familiares e colegas de trabalho é essencial para desenvolver habilidades de comunicações efetivas. Por isso, no dia 14 de setembro, a AESUL realizou a palestra gratuita “Comunicação não violenta” ministrada pela historiadora, palestrante e professora Denise Cibils.

Denise abordou inicialmente o processo de comunicação. Quando o receptor não entende a mensagem como gostaríamos temos os ruídos, todavia, precisamos encontrar uma forma para que esta mensagem chegue de forma correta e produza o efeito desejado.

Os presentes também puderam compreender a diferença entre comunicação agressiva, assertiva e passiva. Quem faz uso do estilo agressivo se comporta como se suas necessidades fossem as mais importantes. É um estilo de comunicação ineficaz, pois o conteúdo da mensagem pode se perder porque as pessoas estão muito ocupadas reagindo à maneira como elas são entregues. Neste caso, os emissores são hostis e amedrontadores, deixam o receptor humilhado e com ressentimentos.

Já a comunicação assertiva expressa suas crenças, sentimentos, opiniões e pensamentos de uma forma aberta e respeitosa que não viola os direitos dos outros. O silêncio, a hesitação e a suposição são as características do estilo de comunicação passiva. A mensagem que você está enviando é que seus pensamentos e sentimentos não são tão importantes quanto os de outras pessoas.

A palestra foi encerrada com uma explicação dos quatro pilares de comunicação não violenta: sentimento, necessidade, pedido e observação.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link