Grupo Sul News

Boavista Shopping promove campanha sobre a importância da doação de órgãos

De acordo com o Ministério da Saúde, em seis anos o Brasil registrou aumento de 18% no número de transplantes.

Em parceria com Universidade Santo Amaro (Unisa) e a IFMSA Brazil (International Federation of medical Student´s Association), o Boavista Shopping realizou no dia 23/09 uma campanha de doação de órgãos. A ação ocorreu das 10h às 15h, no Piso G4, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de ser doador e tirar dúvidas dos visitantes sobre o assunto. Quem quis também pôde fazer o cartão doador na hora, disponibilizado pelo Banco de Órgãos de Sorocaba.

A ação contou 12 estudantes da Universidade, sendo 10 de medicina e dois de biomedicina. Eles se dividiram entre um balcão e exibiram órgãos de plástico e tablets com vídeos e outros estudantes explicaram utilizando um banner. A IFMSA é um órgão internacional de estudantes de medicina e funciona como um órgão acadêmico na faculdade.

“Acreditamos na importância de incentivar uma campanha como esta, pois a doação pode salvar ou devolver a qualidade de vida para quem recebe. É um ato de solidariedade e amor”, afirma Márcia Campioto, gerente de Marketing do Boavista Shopping.

Para se tornar um doador é necessário comunicar esse desejo à família que permitirá a autorização por escrito para que a doação ocorra no caso de morte. Também há casos em que a doação pode ser feita em vida para algum integrante da família ou amigo, após avaliação clínica. Entre os órgãos que podem ser doados estão: coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e válvulas cardíacas. No caso de tecidos são: córneas, medula óssea, pele, cartilagem, ossos e sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, em seis anos o Brasil registrou aumento de 18% no número de transplantes. No entanto, há potencial para crescer ainda mais pela quantidade de potencial doadores. O desafio é diminuir a taxa de recusas familiares à doação de órgãos (43% em 2016), o que fará com que reduzam as filas de espera por um transplante.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link