Grupo Sul News

Após incêndio, permissionários do Mercado Municipal de Santo Amaro terão espaço provisório para comercializar seus produtos

A solução provisória proposta pela Prefeitura é estabelecer uma lona de 800m² no estacionamento do mercado, uma área de 900m². A estrutura está prevista para ser construída ainda essa semana.

Nesta terça (26) os permissionários do Mercado Municipal de Santo Amaro participaram de uma reunião com a secretária Aline Cardoso, do Trabalho e Empreendedorismo, para ouvir a proposta da Prefeitura para o mercado provisório que será feito, devido ao incêndio do dia 25.

Na reunião, a secretária disse que não tem ideia de quanto tempo vai demorar para o início das reformas do mercado, pois o laudo oficial ainda não saiu. A solução provisória é estabelecer uma lona de 800m² no estacionamento do mercado, uma área de 900m². A estrutura está prevista para ser construída ainda essa semana.

“A ideia é que até domingo a estrutura global da tenda esteja pronta. Assim, os permissionários podem se organizar para trabalhar ao longo da semana que vem. É lógico que nós vamos precisar da compreensão e da adaptação de cada um. Quem tinha um espaço de 100 metros quadrados vai ter que se adequar e trabalhar dentro do que é possível nesta proposta”, afirmou Aline.

Inicialmente, a tenda provisória terá 24 stands, que serão divididos entre os permissionários. Segundo a secretária, ainda não é confirmado se todos os permissionários aceitarão entrar dentro da proposta, pois cada loja tem uma necessidade diferente. “Nos próximos dias a gente vai ver quem vai se enquadrar nessa proposta, porque alguns podem não ter condições”, reiterou a secretária.

Os stands terão dois tamanhos, alguns com 27m² e outros com aproximadamente 13m². Os permissionários que tinham lojas grandes, ficarão com os stands de 27m², e quem tinha lojas menores ficará com os stands de 13m². Para os restaurantes a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo trouxe a ideia de transforma-los em food trucks, já que não há espaço suficiente para cozinhas.

Um acesso para a tenda será construído na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves. A intenção é que seja criada uma área de convivência como uma extensão do Mercado Municipal. As secretarias da Cultura e Esportes se colocaram a disposição para levar atrações culturais e esportivas aos finais de semana.

Durante a reunião, a secretaria Aline anunciou que o prefeito João Doria deve assinar um decreto isentando os permissionários de pagarem a Permissão de Ocupação de Área (POA), durante prazo determinado.

Após a reunião, os permissionários puderam tirar dúvidas e esclarecer as particularidades de suas lojas. “Eu perdi tudo, então esse recomeçar é desde a primeira unidade, porque eu não tenho uma mercadoria, mas eu vou correr atrás. Hoje eu achei que foi muito esclarecedor, a gente sai animada sabendo que estamos tendo apoio”, afirmou a comerciante Joana Farani que recebeu mercadorias um dia antes do incêndio.

A reunião aconteceu na Igreja Anglicana de São Paulo, no bairro de Santo Amaro. O reverendo Aldo Quintão disse aos permissionários que a igreja está de portas abertas para quem quiser vender suas mercadorias após as missas. “Num primeiro momento a única solução é a solidariedade, a fraternidade entre as pessoas. No domingo, depois das missas, os permissionários que quiserem podem montar um espaço para vender seus produtos”, declarou.

 

Muitos clientes e moradores da região foram na reunião prestar solidariedade aos permissionários. “É incrível a solidariedade dos nossos clientes, é como uma família. É um lugar especial, a gente conhece nossos clientes, sabemos o que eles gostam. Essa força é fundamental”, disse o comerciante Daniel Hollaender, da PENEDO Frios e Laticínios Finos.

Questionada sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Mercado de Santo Amaro, a secretaria Aline Cardoso disse que a maioria dos prédios públicos de São Paulo não tem o documento, e que agora estão buscando uma solução para os mercados.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link