Grupo Sul News

Nova carteira Nacional de Habilitação promete evitar fraudes

O modelo será um cartão de plástico com microchip com todos os dados do motorista

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Ministério das Cidades lançou nessa quarta-feira, 6, um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que hoje é emitido em papel, passa a ser em cartão de plástico com chip, assemelhando-se ao cartão de crédito.

Os motoristas que forem renovar a carteira já ganharão o modelo novo. Não vai ser necessário antecipar a ida aos Detrans. A antiga continua valendo até a data de vencimento.

Uma resolução do Contran, promete que a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019 – prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

A nova CNH tem por objetivo, reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países. Pretende-se ainda usar o cartão-CNH como alternativa para pagamento de pedágios e transportes públicos, ter acesso a prédios e universidades.

A CNH teve diversas mudanças recentemente. Em janeiro deste ano, ela passou a ser emitida com mais itens de segurança, marcas d’água e elementos holográficos.

Em maio, o documento recebeu também o QR-Code – um código que permite checar os dados do motorista por meio de leitura com a câmera do smartphone, mecanismo que também estará presente na nova habilitação.

Além do documento físico, uma versão digital da CNH passou a ser oferecida em alguns estados desde outubro deste ano. Até 1º de fevereiro de 2018 o documento eletrônico, com acesso pelo celular, deve estar disponível em todo o país.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link