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Conheça as diferenças entre a carne vermelha e a carne branca

Nutricionista fala sobre a importância priorizar a ingestão de carne branca, sem abandonar a vermelha

Existem muitas dúvidas a respeito de qual tipo de carne é mais saudável, a vermelha ou a branca. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que comer muita carne vermelha aumenta o risco de doenças como o diabetes e o câncer. Segundo a nutricionista comportamental Patrícia Cruz, a carne vermelha não é contraindicada, mas é preciso reduzir a frequência de consumo. “É importante variar os nutrientes consumidos no tipo de preparo”, afirma Patrícia.

De acordo com a nutricionista é importante esclarecer o que é considerado carne vermelha e carne branca. O grupo de carnes vermelhas inclui a bovina, a suína e a de cordeiro, por exemplo. Já o de carnes brancas é composto por aves e peixes. Patrícia explica que a carne vermelha se diferencia da branca por apresentar maiores quantidades de ferro, gordura saturada, vitamina B12 e colesterol. “O teor de gordura da carne vermelha sempre vai depender do corte. Se optarmos por cortes mais gordos, como cupim, costela e picanha, o teor de gordura saturada e colesterol será bem elevado”, acrescenta a especialista.

Patrícia explica que comer carne vermelha em excesso leva ao ganho de peso e, consequentemente, as dislipidemias e diabetes também tendem a aumentar. Ela diz ainda que qualquer consumo excessivo de carne, de gordura saturada, aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como de cólon e o de mama. “O ideal é que o consumo de carne vermelha não ultrapasse três vezes na semana e as demais refeições devem ser incluir aves e peixes”, sugere.

Dicas de preparo

1 – Independente do corte de carne vermelha ou branca, nunca frite e/ou empane;

2 – Prefira preparações grelhadas, cozidas e assadas;

4 – O frango em pedaços (coxa e sobrecoxa) é bem-vindo, mas deve ser preparado sem pele;

5 – Para assar o peixe e deixá-lo úmido, forre a assadeira com tomate e cebola. Sempre cubra a assadeira com papel alumínio pelo menos nos primeiros 10 a 15 minutos de cozimento;

6 – O filé de frango depois de grelhado pode ser servido com molho de tomate e creme de ricota;

7 – Crie o hábito de fazer filé de carne ou frango em tiras e cozido com  legumes, como brócolis, cenoura e milho.

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