Grupo Sul News

Aplicativo do Programa Municipal DST/AIDS auxilia na prevenção à transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites

A partir agora, com o aplicativo TVSP, essas informações de prevenção estão mais acessíveis e detalhadas aos profissionais da saúde.

Prevenir a transmissão vertical (TV) do HIV, sífilis e das hepatites B e C vai ficar mais fácil. O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, lançou o TVSP,um aplicativo gratuito com informações técnicas sobre esse método de transmissão de infecções de mãe para filho.

O doutor explica que além das já conhecidas formas de transmissão do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, como o sexo desprotegido e o compartilhamento de seringas durante o uso de drogas, a transmissão vertical também é uma das origens de contágio. É quando há infecção da mãe para a criança, seja durante a gestação, no próprio parto ou até no aleitamento.

A partir agora, com o TVSP, essas informações de prevenção estão mais acessíveis e detalhadas aos profissionais da saúde. O aplicativo traz procedimentos a serem seguidos em cada fase da vida da mulher e da criança e por tipo de infecção (HIV, sífilis e hepatites B e C). A tecnologia auxilia ainda, principalmente, as equipes que atendem em maternidades a tomarem decisões desde o pré-parto ao puerpério.

O TVSP está disponível para download gratuito para smartphones Android, na Play Store. Em breve também poderá ser baixado na Apple Store.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link