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6 tarefas simples que podem causar graves dores na coluna

Especialista em medicina da dor, o neurocirurgião indica as medidas que podem ser adotadas para evitar o problema

 O que pode dar errado nas atividades comuns do nosso cotidiano? Que risco pode haver em tarefas simples como pegar uma caixa, carregar sacolas de supermercado, varrer a casa ou até mesmo pegar o filho no colo? Essas e tantas outras pequenas atribuições diárias são tão presentes na nossa rotina que nem sempre damos a devida atenção que elas merecem. Mas basta um movimento em falso ou um gesto fora de hora para mudar tudo e num instante ficarmos diante de um problema que pode ter graves consequências.

“A dor na coluna é resultante de uma série de fatores, genético, a postura e o sedentarismo que fazem com que essa seja a segunda maior causa de dor entre a população, atrás apenas da dor de cabeça”, revela o neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional da Saúde, aproximadamente 27 milhões de brasileiros adultos sofrem de algum tipo de doença de coluna, sendo as dores na lombar são as de maior incidência. Números que poderiam ser bem menores se as pessoas se preocupassem em adotar pequenos cuidados ao realizar as tarefas diárias. O doutor elaborou uma lista de tarefas e as medidas que devem ser adotadas por qualquer pessoa que tenha ou não um histórico de dores na coluna:

1- Ao carregar peso: Procure manter o corpo ereto, sem sair da postura.

2- Ao agachar: A melhor forma de se agachar para pegar algum objeto no chão ou mesmo levantar uma criança é contar com a ajuda dos joelhos. Lembre-se sempre de dobrar os joelhos e fazer o agachamento. Qualquer movimento diferente disso pode provocar dores terríveis na região lombar.

3- Varrer a casa: É importante observar se a altura do cabo da vassoura corresponde à altura da pessoa. Procure não inclinar muito o corpo para a frente, mantenha a postura mais ereta possível e deixe os pés afastados. Ao varrer, procure realizar o movimento com todo o corpo, evitando a rotação da coluna.

4- Arrumar gavetas: Nunca fique de pé, com o corpo envergado sobre as gavetas. A postura correta ao realizar essa tarefa é sentar-se em um banco baixo, de modo que a coluna fique alinhada e protegida, mantendo sempre a contração dos músculos transversos do abdômen.

5- Cozinhar: Na hora de preparar a comida se preocupe em manter sempre a coluna ereta, seja na hora de cortar os alimentos ou junto ao fogão, os músculos abdominais devem ficar contraídos e um dos pés deve ser apoiado em um pequeno banco.

6- Lavar roupa: A coluna reta é essencial, assim como manter os pés apoiados em um pequeno banco durante todo tempo em que ficar de pé acompanhando a lavagem. Na hora de estender a roupa, coloque o varal em uma altura compatível com a sua, de modo que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.

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