Grupo Sul News

Motorista pode pedir a 2ª via da CNH ao Detran-SP pelo celular

Departamento de Trânsito oferece aplicativo para smartphone ou tablet com essa facilidade. O condutor recebe o documento em casa.

Em casos de perca, furto, roubo ou mau estado de conservação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista pode pedir um novo documento pelo celular. A facilidade está disponível por meio do aplicativo de serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

O app pode ser baixado gratuitamente por smartphones e tablets com sistema operacional iOS ou Android nas lojas virtuais Apple ou Google Play, digitando “Detran.SP” na busca. Depois de fazer o download, o acesso ao serviço online “Pedir 2ª via da CNH” pelo app é feito com o mesmo login e senha de cadastro do portal do departamento de trânsito, (www.detran.sp.gov.br), que também oferece o serviço online.

“Com o aplicativo instalado, o usuário leva o Detran na palma da mão. Investimos cada vez mais em tecnologia para otimizar o acesso aos serviços de trânsito. Sabemos que a CNH é utilizada por muitas pessoas não só para conduzir, mas como documento de identidade. Por isso, facilitamos o pedido da 2ª via pelo app”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

No 1º semestre de 2016, foram realizados 73.974 pedidos eletrônicos da 2ª via da habilitação, sendo 44 mil feitos pelo aplicativo. No mesmo período de 2017, houve 38,5% de aumento no número de solicitações do documento exclusivamente pelo app. Ao todo, o Detran.SP registrou 95.469 pedidos no 1º semestre deste ano, dos quais 60.970 foram por celulares ou tablets.

Para receber o documento em casa, após fazer o pedido eletrônico basta pagar a taxa de emissão de R$ 41,37 e o custo de envio pelos Correios de R$ 11 em agências, caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos conveniados.

A entrega é feita em até sete dias úteis depois da emissão, no endereço em que a CNH está registrada. Por isso, é imprescindível que esteja atualizado. No próprio app o condutor pode acompanhar se o documento já foi emitido e obter o código de rastreamento da entrega. O passo a passo para pedir a 2ª via da CNH pode ser consultado no portal www.detran.sp.gov.br, na área de “CNH-Habilitação”.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link