Grupo Sul News

Dicas para dirigir com segurança durante a chuva

Se atentar à visibilidade, seguir com boa distância do veículo à frente e diminuir a velocidade são algumas delas segundo o Detran.SP

Os últimos dias têm sido de muita chuva e frio em boa parte do Estado de São Paulo. Várias cidades, como a capital paulista, estão em estado de atenção para alagamentos. E nesses dias de pista molhada, dirigir requer cuidados especiais e atenção redobrada. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) traz dicas de segurança em dias chuvosos.

Assim que a chuva começar, a primeira ação é ligar o limpador de para-brisa. A dica é ajustar a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. Esse equipamento é essencial para melhorar a visibilidade, por isso, é importante sempre verificar a condição das borrachas. Um limpador de para-brisa com a borracha desgastada pode prejudicar a visibilidade, aumentando o risco de acidente.

Outra postura importante é manter a distância. Se mesmo em dias ensolarados manter a distância do veículo à frente é importante, em dias de chuva ou tempestade ampliar a distância é fundamental, já que a pista tende a ficar escorregadia.

Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem nenhuma visibilidade, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.

“O motorista deve redobrar sua atenção em dias chuvosos, considerando que a pista fica mais escorregadia e, consequentemente, mais perigosa. Por conta disso, é essencial que o condutor utilize todas as recomendações de segurança a fim de evitar acidentes”, pontua Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Para os motociclistas os riscos ao dirigir durante a chuva são ainda maiores, já que a visibilidade fica prejudicada, o que pode dificultar manobras para desviar de eventuais obstáculos na via, como buracos ou objetos.

O ideal é evitar enfrentar a chuva e esperar, em algum local seguro, que ela passe. Se isso não for possível, é imprescindível que o motociclista esteja bem equipado, utilizando capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.

Outra dica é ter cuidado ao acelerar ou fazer uma curva em cima de uma pintura no asfalto. A tinta diminui a aderência do pneu, então é preciso evitar passar em cima delas quando possível.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link