Grupo Sul News

Barulho alto é um dos principais problemas da vida em condomínio

Na maioria dos condomínios, o horário aceito para fazer barulho é das 8h às 22h

Entre os principais problemas, estão os vizinhos que resolvem ensaiar uma banda dentro de casa

 

Morar em condomínio tem muitas vantagens: aparentemente, é mais seguro; muitos oferecem espaços completos para festas; outros tem piscina e playground para as crianças. Porém, um dos principais motivos de reclamações é o barulho.

E muitos são os motivos do barulho: animais de estimação, risadas altas, choro de crianças, volume da televisão, brigas, barulhos de instrumentos musicais, obras, mudanças de móveis entre outras coisas.

Caso o morador se sinta incomodado com o barulho dos vizinhos, ele pode procurar o morador do apartamento para conversar. Caso não haja resolução do problema,o síndico deve ser contatado para registro formal. O síndico pode multar o morador barulhento, caso o regulamento interno permita.

Na maioria dos condomínios, o horário para fazer barulho é das 8h às 22h. Porém, em alguns casos, há uma tolerância a ser considerada. Por exemplo, com moradores que passam o dia fora de casa e precisam realizar atividades domésticas após as 22h. Nesses casos, há tolerância.

“Se a pessoa sai cedo e chega em casa às 22h e precisa lavar uma louça, ligar o secador, fica difícil multar”, explica o advogado e síndico profissional Moises Oliveira dos Santos.

Barulhos recorrentes, como obra e instrumentos musicais, podem gerar constantes reclamações. O primeiro passo é uma conversa cordial entre vizinhos, depois uma notificação por escrito, então só então a multa. Uma ação judicial é a última opção para resolver os casos.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas o limite tolerável de decibéis não deve ser maior que 50 na sala de estar e 45 nos dormitórios.

As dicas para evitar barulhos indesejáveis é colocar isolamento acústico (para os músicos), vedar portas e janelas. Além disso é válido treinar os animais de estimação para que eles diminuam o barulho.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link