Grupo Sul News

Piraporinha em festa na comemoração dos seus 82 anos

Dia 06/08 é comemorado o dia da Piraporinha, bairro localizado no distrito do Jardim São Luís na região da Prefeitura Regional M’boi Mirim

 

Situado a 17 km do marco zero da capital paulista e a 4 km do Largo 13 de Maio em Santo Amaro, tem como principal via de acesso à Estrada de M’boi Mirim. O bairro Piraporinha surgiu da parte de uma grande fazenda chamada Tuparoquera, adquirida no final do século XIX, pelo Sr. Daniel Klein (membro da Colônia Alemã), quando Santo Amaro ainda era município.

 

Segundo Sr. Orlando Berlloti, morador mais antigo do bairro, que fez um levantamento sobre a história da região conta que em meados do século XX, o senhor Amaro Antônio de Araújo, morador antigo da região, o qual ajudou a desenvolver o bairro, doou um terreno nas mediações da Estrada do M’boi Mirim e do Córrego Ponte Baixa para construir a primeira Capela de Tuparoquera em homenagem aos romeiros de Pirapora, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, que se tornou referência no bairro. Devido às obras de canalização do córrego Ribeirão Ponte Baixa, a paróquia mudou-se para a Rua Amitaba, próximo ao seu local original.

 

Apesar de não constar na divisão administrativa da cidade, Piraporinha é na realidade um conjunto de bairros por reconhecimento de sua comunidade e mesmo não havendo registros de fundação ou aniversário do bairro, a Lei Municipal nº 13.269/02 institui o “Dia de Piraporinha”, a ser comemorado em 06 de agosto. Essa é primeira vez que o bairro celebra seu aniversário, completando 82 anos. Um bolo de oitenta e dois metros será distribuído para toda comunidade.

 

Na agenda

O objetivo é tornar esta data parte da agenda cultural da Prefeitura Regional M’boi Mirim, promovendo a inclusão sociocultural. “O bairro Piraporinha é muito popular em nossa região, merece esse reconhecimento” afirma a prefeita regional, Rita Madureira.

A festa promovida pela Prefeitura de São Paulo e Prefeitura Regional M’Boi Mirim com apoio das secretárias de Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social e Desenvolvimento Social e Prefeituras Regionais e São Paulo Turismo.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia: 06/08 – das 9h ás 21h

Local: Avenida Luiz Gushiken x Rua Amitaba, 48

 

Terá missa, procissão, coral, homenagens parabéns, danças, falas de políticos e representação das minorias. Além de feira de artesanato e gastronomia, ações sociais, espaço kids e atividades esportivas.

Adicionar comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com