Grupo Sul News

Metrô promete entregar estações da Linha 5 neste mês

A previsão é concluir as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin

 

No mês de maio o Governador de São Paulo prometeu a entrega das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin para o fim de julho, o mês acabou e nada foi entregue. Questionamos o Metrô, que em nota respondeu “O Metrô abriu em 2014 a estação Adolfo Pinheiro e já concluiu a construção de todos os túneis da expansão da Linha 5-Lilás. Agora, os trabalhos dos 5.500 operários se concentram na finalização das 10 estações e de um Pátio de Manutenção. A previsão é concluir as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, em agosto de 2017. As estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin devem ser entregues em dezembro deste ano. Somente a estação Campo Belo, no meio da linha, ficará para 2018. ” Conhecida como a linha da saúde, a Linha 5 proporcionará o acesso a importantes complexos hospitalares em seus 20 quilômetros de extensão (trecho existente de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro + expansão).

 

Essas novas estações serão integradas com à paisagem urbana. Cúpulas de vidro foram construídas para garantir luminosidade e circulação de ar naturais promovendo o menor consumo de energia elétrica nos ambientes internos, além das praças que envolverão os acessos com o intuito de integrar o transporte coletivo com o individual.

Edifícios construídos ao lado das estações contemplarão plenamente as necessidades técnicas e operacionais do sistema metroviário e dos empregados, além de trazerem visibilidade para áreas físicas, que até então eram subterrâneas.

 

A empresa afirmou que ao todo serão 26 novos trens que serão acrescentados aos 8 trens que já operam no trecho existente entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. O investimento total para a ampliação da linha, que inclui obras civis, compra de trens e implantação de sistemas, é de R$ 10,4 bilhões.

 

Quais os benéficos da linha?

 

O Metrô explicou que a linha trará vários benefícios. “Com a Linha 5-Lilás completa (de Capão Redondo a Chácara Klabin), cerca de 800 mil pessoas serão transportadas diariamente. A ampliação desta linha vai permitir que os usuários passem a ter novas opções de transferências dentro do sistema. O resultado é a redistribuição da demanda de viagens. A Linha 5-Lilás terá integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde na Chácara Klabin. Com isso, os usuários do extremo sul da cidade chegarão na Avenida Paulista e Centro mais rapidamente sem a necessidade de fazer a transferência para a Linha 9 da CPTM em Santo Amaro e depois para a Linha 4-Amarela em Pinheiros. Futuramente, a Linha 5 terá integração com a Linha 17-Ouro, na estação Campo Belo.”

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link