Grupo Sul News

Colégio no Jardim Marajoara realiza projeto que traz debate sobre drogas

Em uma das etapas do projeto, os estudantes visitaram clínicas de reabilitação, e conversaram com alguns dependentes químicos

No dia 22 de novembro, a comunidade do Colégio Santa Maria estará reunida para um debate inédito na Instituição. Depois de seis meses pesquisando todos os aspectos que envolvem o consumo de drogas, os alunos do 8º ano estarão frente a frente com seus pais para falar a respeito do assunto.

O projeto é interdisciplinar e foi desenvolvido nas aulas de Ciências e Educação Física. Conceitos teóricos, reflexões sobre autoestima e o que leva uma pessoa a fazer uso, vídeos e livros foram recursos utilizados para aprofundar o assunto com os adolescentes.

Entre os temas abordados, os principais tipos de drogas, o que são drogas lícitas e ilícitas, a compreensão e utilização de drogas pela sociedade, seus malefícios, doping e disputas no ambiente esportivo.

“Todo o trabalho foi feito tentando entender o que faz o adolescente procurar as drogas”, explica a professora Denise Carneiro, que adotou Pássaro Contra a Vidraça, de Giselda Laporta Nicolelis. O livro conta a história de um garoto rico e sem amor, que sai em busca de algo que preencha um enorme vazio, e acaba se envolvendo com as drogas.

Em uma das etapas do projeto, os estudantes visitaram clínicas de reabilitação, e conversaram com alguns dependentes químicos. “Acho que foi um projeto muito importante porque nos ajuda a ter consciência dos perigos que existem e dos limites que precisamos ter caso não tenhamos uma base familiar forte. É importante a participação do Colégio nesse conteúdo”, complementa o aluno Pedro Henrique Moretto Santoro.

As atividades que finalizaram a pesquisa foram a elaboração de uma video-reportagem abordando todos os temas discutidos em sala de aula, e a divisão de grupos de estudo sobre narcotráfico, a relação das drogas com a Aids e a prostituição, e a descriminalização. Toda essa imersão, necessária para que os alunos tivessem mais clareza a respeito da gravidade do assunto, vai culminar com o evento Diálogo Sobre Drogas, no auditório do Santa Maria. As turmas farão dinâmicas para apresentar os trabalhos e abrir o debate.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link