Grupo Sul News

Alckmin entrega mais dois novos trens para CPTM e lança campanha de incentivo à leitura nas estações

As novas composições vão circular nas linhas 7-Rubi e 11-Coral. Já a campanha Livro Livre distribuirá livros gratuitos.

Nesta terça-feira (17), o governador Geraldo Alckmin, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), totalizando 22 composições novas em operação: 15 na Linha 7-Rubi (Luz–Francisco Morato) e sete no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz–Guaianases).

“São composições com vagões contínuos, ar condicionado, maior motorização, que trazem mais conforto e segurança para os passageiros. Com os novos trens, estamos substituindo os muito antigos e também aumentando o número de trens em operação, o que ajuda a reduzir a lotação no horário de pico”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes, que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

Na mesma ocasião, foi lançada a 12ª edição da campanha Livro Livre, que promove a distribuição gratuita de exemplares entre usuários da CPTM. Entre os dias 23 e 27 de outubro, dez mil livros estarão nas estantes itinerantes de doação/troca, disponibilizadas nas estações Luz, Vila Olímpia, Engenheiro Goulart, Santo André, Mogi das Cruzes, Suzano, Piqueri, Caieiras e Ribeirão Pires.

Inspirado na música “Deixa a vida me levar”, sucesso do cantor Zeca Pagodinho, o slogan deste ano “Deixa o livro te levar” procura atrair os usuários para levarem seus livros para trocá-los por outros títulos nas estantes itinerantes.

Além de promover a leitura, o Livro Livre também incentiva a prática do bookcrossing, movimento que inspirou o projeto e que ocorre em várias partes do mundo com um convite inspirador: deixar livros em locais públicos, como as estações ou bancos de trens, para que outros leitores os encontrem e, após a leitura, faça-os circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. Desde 2006, o projeto Livro Livre da CPTM já distribuiu mais de 200 mil exemplares. O evento acontece sempre no mês de outubro, em celebração ao “Dia Nacional do Livro”, comemorado em 29 de outubro.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link